OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa na FAB: Conscientização e apoio ao efetivo

Movimento global visa destacar a necessidade de exames regulares de mamografia
Publicada em: 25/10/2023 14:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

No mês de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) se une à campanha mundial do Outubro Rosa para conscientizar sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A FAB, que se compromete com a saúde e bem-estar de seus membros, direciona esforços para apoiar e educar o efetivo em suas Organizações Militares e suas famílias.

O Outubro Rosa é um movimento global que visa destacar a necessidade de exames regulares de mamografia promover a autovigilância e divulgar informações cruciais sobre o câncer de mama. A FAB, ciente da importância desse tema, realiza várias atividades ao longo do mês para aumentar essa conscientização.

Uma das iniciativas da Instituição é a realização de palestras educativas ministradas por profissionais de saúde especializados, que abordam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Além disso, são oferecidos exames de mamografia, visando à detecção de possíveis casos.

“Essa iniciativa incentiva o tratamento adequado da doença, salvando vidas. Além disso, destaca a necessidade de apoio às pessoas afetadas pelo câncer de mama e reforça a importância da pesquisa médica nessa área. A conscientização é fundamental para reduzir o impacto do câncer de mama e melhorar a qualidade de vida das pacientes”, destaca a Chefe da Seção de Mastologia do Hospital Central da Aeronáutica, Major Médica Luciana Jandre Boechat Alves.

A Força Aérea Brasileira reconhece que a luta contra o câncer de mama não é apenas uma questão de saúde, mas também de solidariedade e apoio mútuo. Neste Outubro Rosa, a FAB demonstra mais uma vez seu compromisso com o bem-estar e com a conscientização da sociedade em geral sobre a importância do tema.

Câncer de mama em homens

A doença também pode acometer os homens, já que eles têm tecido mamário, e sua prevalência aumenta com a idade, sendo rara antes dos 30 anos. Qualquer nódulo ou caroço, por menor que seja, já fica bastante evidente, o que desperta atenção. A estratégia de autoexame se torna fundamental para os homens, pois não há exames de rastreamento de câncer de mama masculino, já que a incidência é baixa. Por isso, os médicos aconselham homens na faixa dos 60, 70 anos (a doença se torna mais comum a partir do envelhecimento), que já têm casos na família, a fazerem a inspeção da região mamária todos os meses. (Fonte: UOL)

Imagens: CECOMSAER e Arquivo Pessoal